O ouvido interno está dividido em 2 porções: a cóclea que é um sensor de audição e o vestíbulo que é um sensor de equilíbrio.

Todas as pessoas apresentam o vestíbulo esquerdo e o vestíbulo direito.

Cada vestíbulo tem 3 canais semicirculares dispostos segundo os eixos “x,y e z” que permitem passar  informação ao cérebro  sobre a nossa localização no espaço.

Os canais “x, y e z” no vestíbulo esquerdo estão dispostos de modo paralelo aos canais “x,y e z” no vestíbulo direito, ou seja, estão emparelhados.

A informação que o canal “x” do vestíbulo esquerdo envia ao cérebro tem de ser concordante com informação que o mesmo canal do vestíbulo direito envia.

Se tal não acontecer, o cérebro vai ter dificuldade em perceber a nossa localização no espaço e surgirá uma vertigem.

________

O que é uma vertigem?

Vertigem é uma ilusão de que o ambiente à nossa volta está em movimento quando na realidade não está.
________

A VPPB é um tipo particular de vertigem que corresponde ao mau funcionamento temporário de um dos canais semicirculares de um dos vestíbulos.

Sempre que movimentarmos a cabeça na direção do canal semicircular afetado, surgirá uma vertigem muito forte que dura apenas alguns segundos.

Tipicamente, a vertigem é muito forte e surge subitamente quando nos deitamos/levantamos da cama ou fazemos movimentos bruscos com a cabeça.


O diagnóstico deve ser feito em consulta médica mediante a realização de alguns movimentos/manobras que permitem saber qual o canal semicircular afetado.


Tratamento engloba a realização (durante a consulta) de algumas manobras de estimulação do canal semicircular afetado, de modo a tentar a sua “recalibração”.

O tratamento deve englobar também alguns movimentos a realizar repetidamente em casa para permitir ultrapassar completamente a crise.

O paciente deve tentar continuar a fazer a sua rotina normal, sempre que possível, evitando apenas movimentos muito bruscos na direção do canal semicircular afetado. Tal justifica-se porque o nosso sistema de equilíbrio é “calibrado” diariamente com a nossa movimentação normal. Se reduzirmos drasticamente o nível de estímulo por movimento (por exemplo, estando sempre deitados), a ausência de movimento só vai contribuir para uma maior “descalibração” do sistema de equilíbrio e aumentar a sensação de vertigem.

Tipicamente as crises de VPPB voltam a aparecer em modo aleatório.

Habitualmente não há indicação para tratamento com medicamentos ou cirurgia. 

  • (+351) 961 599 999
  • geral@joaobarosa.pt
  • Aveiro

Acompanhe-me:

© 2018 João Barosa | Todos os direitos reservados

Feito por: