O nervo facial tem como principal função inervar o músculos cara/face.
O nervo facial esquerdo inerva os músculo da metade direita face, assim como, o nervo facial direito inerva os músculos da metade direita da face.
A paralisia do nervo facial corresponde à situação no qual o nervo deixa de funcionar o que implica a paralisia dos músculos da metade da cara correspondente.
A cara fica desviada para o lado cujos nervo facial e músculos associados funcionam. Em suma, a cara fica desviada para o lado contrário à paralisia.
Este quadro implica observação médica urgente.
Podem surgir 2 tipos de paralisia do nervo facial:
Paralisia central (a nível do cérebro – associada a AVCs) – Habitualmente é atingida apenas a boca. A neurologia é a especialidade médica que trata estes casos.
Paralisia periférica (a nível do nervo propriamente dito). Atinge a boca, encerramento do olho (as pálpebras não conseguem tapar completamente o olho) e testa. A ORL é a especialidade que trata este tipo de casos.
Na maior parte dos casos não é possível encontrar a causa da paralisia (paralisia de Bell). Nestas situações a paralisia reverte espontaneamente ao fim de semanas/meses.
Algumas das causas mais importantes são:
– Traumatismo do crânio ou do ouvido.
– Inflamação/infeção do nervo facial ao longo do seu trajeto a nível do ouvido e/ou da glândula parótida.
Tratamento geral engloba toma de corticóide para desinflamar o nervo, uso de lágrimas artificiais, encerramento noturna do olho com penso e fisioterapia.