A oclusão dentária é a forma como os dentes se relacionam entre si, nomeadamente como a arcada dentária superior encaixa na arcada dentária inferior.

A correta oclusão dentária é importante para várias funções como: a respiração, mastigação, ato de engolir (deglutição), produção de voz e a estética da face.

Um dos pontos que contribui para a correta oclusão dentária é o facto de a pessoa conseguir respirar pelo nariz.

O normal desenvolvimento dentário e dos ossos da face é feito quando a criança consegue respirar pelo nariz e tem a boca fechada.

Sempre que a criança não consegue respirar pelo nariz vai passar a maior parte do seu tempo com a boca aberta. A abertura permanente da boca fará com que o desenvolvimento dentário e dos ossos da face seja perturbado.


Desta forma, o tratamento precoce de quadros de obstrução nasal pode estar indicado como forma de “prevenção” de casos de má oclusão dentária ou de alterações do desenvolvimento dos ossos da face.

Tratamento inicial implica medidas de higiene nasal e medicação nasal ou oral.

Nos casos em que a dificuldade em respirar pelo nariz seja mais marcada e em que já surjam alterações da oclusão dentária/ossos da face, pode ter que se avançar para tratamento cirúrgico da obstrução nasal, nomeadamente: adenoidectomia, turbinectomia, amigdalectomia, septoplastia, rinoseptoplastia.

  • (+351) 961 599 999
  • geral@joaobarosa.pt
  • Aveiro

Acompanhe-me:

© 2018 João Barosa | Todos os direitos reservados

Feito por: