Os adenoides/vegetações adenoides são estruturas localizadas na parte de trás das fossas nasais, que fazem parte do sistema de defesa do organismo (sistema imunitário).
A sua localização é estratégica de modo a que todas as partículas em suspensão no ar inspirado pelas fossas nasais lhe sejam apresentadas, contribuindo assim para o desenvolvimento do sistema imunitário.
Os adenoides estão tipicamente aumentados nos primeiros anos de vida (particularmente entre 1 e 5 anos), uma vez que esta é uma altura crucial para o desenvolvimento do sistema imunitário.
Em algumas crianças, os adenoides são particularmente volumosos causando obstrução nasal (quase) total.
Nestas situações, as crianças não conseguem respirar pelo nariz o que lhes dificulta o sono e alimentação, perturbando bastante a sua qualidade de vida.
O tratamento inicial engloba lavagens nasais e medicação nasal/oral no sentido de minorar a inflamação do nariz/adenoides.
Sempre que possível, devem aguardar-se alguns meses. O aumento XXXX a dimensão XXX dos adenoides tende a diminuir à medida que a criança se aproxima dos 5 anos.
No casos em que não há diminuição espontânea do tamanho dos adenoides, estes devem ser removidos por intermédio de cirurgia muito simples (adenoidectomia).
Nos adultos é raro haver aumento do tecido dos adenoides.
Em geral, há a necessidade de realizar endoscopia nasal para observação do aspeto do tecido adenoideu.
Nos casos de suspeita de massa tumoral deve ser feita biopsia.
Nos casos sem suspeita de tumor o tratamento pode seguir orientações similares aos casos em crianças.
Nos casos em que os adenoides se encontram bastante aumentados além da obstrução nasal pode ser bloqueada a drenagem da tuba auditiva.
Em todos nós, a nível do ouvido médio (interiomente ao tímpano), é produzida continuamente uma pequena quantidade de muco.
Esse muco é normalmente drenado, através da tuba auditiva (tubo muito fino que permite comunicação entre o ouvido médio e a parte de trás das fossas nasais) para as fossas nasais.
O aumento dos adenoides faz com que o sistema de drenagem não funcione, formando-se um “efeito de barragem” que leva à acumulação de líquido desde a tuba auditiva até ao ouvido médio.
A acumulação de líquido (otite média com efusão) provoca quadro de perda de audição que em crianças pode passar completamente despercebido.
À medida que o tempo vai passando, o líquido vai gelificando. Nesse processo, o tímpano e os ossículos do ouvido vão sendo lentamente deformados de modo irreversível. Esta deformação contribui para que a perda de audição vá aumentando e passe a ser permanente.
Nestes casos arrastados e sem resposta ao tratamento com lavagens/medicação, pode haver necessidade de remoção dos adenoides sem que haja quadro de obstrução nasal marcada, para tentar reverter o quadro de perda de audição progressiva.